- Inicio
- Significado de algumas especialidades odontológicas
SIGNIFICADO DE ALGUMAS ESPECIALIDADES ODONTOLÓGICAS
Clínica geral: Atendimento direcionado a adultos e adolescentes (a partir de 14 anos). O clínico geral está apto a realizar, entre outros procedimentos, restaurações, profilaxias, próteses, radiografias, pequenas cirurgias. Sua avaliação é importante no encaminhamento para outras especialidades odontológicas.
Odontopediatria: Atendimento a bebês (a partir de 2 meses), crianças e adolescentes até 14 anos.
Endodontia: Tratamento e retratamento endodôntico (tratamento de canal) em dentes permanentes e decíduos (de leite) e retratamento em dentes permanentes. Se houver necessidade de tratamento endodôntico em dentes decíduos, o odontopediatra é o profissional mais indicado para o caso.
Cirurgia Oral: Intervenções cirúrgicas bucais, que podem ir desde extrações simples até cirurgias mais complexas, como dentes inclusos, enxertos ósseos, cirurgia de freio, etc.
Periodontia: Área da Odontologia responsável pelo tratamento das doenças da gengiva e tecidos de sustentação dos dentes. O periodontista, entre outras atividades, faz raspagem de tártaro supra e subgengival e curetagem de bolsa periodontal.
Radiologia: Através da utilização de imagens radiográficas, a radiologia dá suporte ao diagnóstico de lesões orais e patologias, e é auxiliar no planejamento clínico de todas as outras especialidades.
Ortodontia: Colocação de aparelho com intuito de realizar correções, alinhamento e
reposicionamento dentário, engrenamento das arcadas e modelagem óssea através da
movimentação dentária. Pode utilizar para isso aparelhos fixos, móveis ou ambos, dependendo da indicação clínica e idade de cada paciente.
Prótese: Possibilita a reabilitação funcional e estética de dentes ausentes, através da colocação de coroas, pivots, pontes fixas e removíveis, dentaduras etc.
Dentística: Restaurações (obturações) estéticas e funcionais, fechamento de espaços interdentais, prótese adesiva, clareamento, etc.
Implantodontia: é uma cirurgia de implantação nos maxilares ( superior e inferior) de materiais aloplásticos ( pinos metálicos) destinados a suportar próteses.